sábado, 14 de fevereiro de 2009

O GRANDE ERRO – CONFIANÇA, DESATENÇÃO?

Nesta sexta feira passada cometi um grande erro, o qual poderia ter custado a minha vida.Praça da Fé, rotina, risadas, descontração, desatenção. Tudo começou em uma das minhas vias preferidas, Vatapá, estava em baixo da via quando vi uma coisinha vermelha despencar da parada. Meu mosquetão mestre. Sim, ele foi condenado.
Na bagunça pra substituí-lo usei um mosquetão HMS que uso junto ao ATC. Meu ATC agora ficava sem mosquetão. Eu precisava de um mosquetão. Tive a “brilhante” idéia, usar o mosquetão do auto no ATC. Já tinha desfeito o auto quando um amigo chegou com um novo mosquetão. Sem olhar o que fazia, montei novamente o auto de segurança, passei a borrachinha na fita...O mosquetão, não sei como, passei só na borrachinha. Não entrei em auto em nenhum momento enquanto escalava. Escalei a via Guitarra Voadora duas vezes. Na hora de desmontar a parada fiz tudo automático, entrei em auto e ao de desmanchar o 8 da corda senti um tranco na altura da cintura, sensação ruim e queda, caí sentada em um platô, senti que a corda travou.... Percebi então que a borrachinha havia arrebentando soltando o mosquetão do auto. Fran gritava de baixo perguntando o que havia acontecido, eu não consegui responder na hora. Fiquei muda, pálida com tamanha burrada. Por sorte, Fran não me liberou travando a possibilidade de uma queda maior na corda. Depois de ter rapelado, organizado os equipos contei o que aconteceu. Atribuo o fato à confiança e desatenção, não chequei absolutamente nada na hora de rapelar, não fiquei atenta na hora de montar e desmontar os equipamentos. Que erro primário Eliza! As fotos mostram o erro.

5 comentários:

  1. Que pena. Eu gostava tanto daquele mosquetao da stubai

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Eliza.
    Está incrível!

    Abração,
    Grazi
    www.abresca.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eita Eliza!!!

    Cuida né?!

    Presta atenção no que ta fazendo!!!

    :\

    ResponderExcluir
  4. aiaiai esses mosquetão =S
    okpeopkekop
    eh nessa hora que o medo controlado faz falta neh..
    =D
    bjoo Eliza
    tah no coração da Aline ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiramente meus parabéns! Seu Blog é lindo, muito bem escrito e com fotos alucinantes.
    Este post é bastante interessante, especialmente pra mim, pois estou iniciando nas técnicas verticais e isto mostra o como é importante estar atento.
    Grande post, grande blog!
    Mais uma vez meus parabéns.

    ResponderExcluir