sábado, 7 de março de 2009

SALTO SÃO FRANCISCO

Aproveitando as saídas de campo que fiz para o mestrado hoje posto sobre um ponto de campo exuberante, Salto São Francisco, uma cachoeira de 196 metros de altura qual deságua em um canyon margeado pelos paredões da Serra Geral.

Salto São Francisco- Foto: Eliza Tratz

A área localiza-se na divisa entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo sendo caracterizada pelo falhamento que divide o 2° do 3° planalto paranaense.
No local é possível observar a interação entre as lavas do vulcanismo Mesozóico com os sedimentos eólicos do paleodeserto Botucatu.
A sedimentação do Botucatu ocorreu concomitante ao evento magmático por isso, na queda d’água obeserva-se três derrames de basalto quais interdigitam-se com os pacotes de arenito, um lugar incrível. Que tal escalar por ali? Sim, é possível existem duas vias de escalada localizadas nas laterais do salto, onde a rocha é seca, infelizmente não tenho os croquis das mesmas,nem as ecalei. A escalada se dá em móvel. Quase 200 metros vertical, no mínimo mágico. Além disso, você pode ir escalando de Prudentópolis a Guarapuava, já que a divisão dos municípios foi baseada nas cotas topográficas. Aliás, falando em croqui das vias, se alguém tiver agradeço. Outra coisa, recebi uma informação de que as vias não estão terminadas e outras informações dizendo que estão prontas, se alguém mais tiver notícias pode postar, obrigada!

4 comentários:

  1. Você não é louca de escalar ali né... Se isso acontecer eu mando policiais atrás de ti!
    Lindas fotos...
    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Fala Eliza, td bem?
    Não sei se lembra, nos conhecemos no 5.13, na ocasião fui a Curitiba encontrar com o Pedro, íamos até o Ciririca, mas a chuva não deixou...rs
    O blog tá super legal, e vc tá mandando muito na escalada hein!
    Adicionei nos favoritos, sempre darei uma passada aqui pra ler e comentar!
    T+
    bjs
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Olá, essa via que vc colocou ae no blog, não está terminada, eu e mais um escalador ae de guarapuava que começamos a abrir, acho que ele não terminou tbm, pelo menos nao tive noticias, qualquer coisa meu msn eh climbpg@hotmail.com.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi, fabiano, obrigada pela informação. Conversei com um colega daqui que disse ter o croqui das duas vias, segundo ele, as vias foram conquistadas por um pessoal de Ctba... Vou verificar isso direitinho!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir