quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Treinar onde? Chega de desculpas!

Eu sempre ouço pessoas reclamando de falta de lugar pra treino e até mesmo justificativas do tipo, parei de escalar por falta de lugar pra treinar. Ou ainda, minha cidade não tem local nenhum para a escalada. Obvio que uma academia de escalada ajuda muito a desenvolver técnica, resistência e até confiança, mas o que fazer quando não se tem academia nem montanha na cidade?
Improvisar. Isso mesmo! Desde que mudei pro interior do Paraná venho aprendendo na prática com os colegas de escalada o sentido do ditado, ''tirar leite de pedra''.
Guarapuava é uma cidade de geomorfologia pouco expressiva, caracterizada principalmente por platôs, morros e morretes. A rocha foi intemperizada há bastante tempo dando lugar a solos bastante férteis. Em pouquíssimos locais há rocha aflorante. Como escalar por aqui então?
Opção número 1 – Praça da Fé –antiga pedreira onde há vias de 5° a 7°, na verdade apenas dois 7°. São vias bacanas pra quem está começando. Mas depois de um tempo entrando nas mesmas vias a evolução fica comprometida. Como continuar evoluindo ?
Ironicamente, em uma depressão, surgiu um setor novo. O Cascavel. Poucos metros de rocha, onde hoje há aproximadamente 7 vias, a maioria delas acima de 7° .Vias de força, técnica e equilíbrio. Entretanto, para encarar vias assim, precisamos de técnica e força, coisa que não se ganha sem treino, com exceção de algumas pessoas que parecem que já nasceram para o esporte.
É preciso treinar durante a semana sim! E é ai que entra o improviso. É quando brinquedos de parque viram negativos, inclusive com teto, onde as agarras são os parafusos de sustentação do brinquedo, onde galhos de arvores são excelentes abaulados e onde se percebe os milagres de um murinho de 2, 5 m x 2,5 m. Foram essas a lições que tive desde que cheguei por aqui. Quem quer mesmo escalar, dá um jeito, procura a evolução até no rodapé da parede de casa. Eu quero escalar melhor e você?

Negativo. Descanso. Força. Parceria.

2 comentários:

  1. Adorei essa matéria de vcs rsrsrsrsr.Parabens pela criatividade.
    Boas escaladas

    ResponderExcluir
  2. ahahaha gostei da adaptação pro treino! As fotos ficaram engraçadas....
    Até!

    ResponderExcluir