sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Um pouquinho da minha outra Paixão: Mineralogia.

 Aproveitando que comecei a catalogação do meu pequeno acervo de minerais posto hoje sobre essa paixão. Desde pequena tenho o hábito de procurar ''pedrinhas'' a diferença é que este hábito só piorou com o tempo. Claro, que hoje seleciono melhor as amostras. E aviso, morro de cíúmes destes presentes encontrados nas rochas. Cada um deles me lembra um lugar já que a maioria eu consegui em afloramentos de rocha, outros, compro como souvenir em cidades por onde passo. Prezo muito os minerais e rochas que ganho de presente também. 
 Selecionei algumas imagens dos minerais no meu mini -acervo. E não se preocupem, não vou ficar falando aqui do grupo que estes pertencem, nem do tipo de brilho, dureza, densidade etc... Estes dados, apenas no catálogo. Eu não consegui subscritar os elementos químicos, falta essa ferramenta no blog e não a achei no meu computador. Tentei copiar subscritado do word, mas tb não deu.

 Embora os mais abundantes na superfície terrestre, os meus minerais  preferidos, os quartzos (SiO2 ).


Quartzo hialino. Lembrança da minha defesa de mestrado, comprei a drusa em Florianópolis.


Ametista - Estes minerais ocorrem em Guarapuava, mas estas amostras são do Rio Grande do Sul, a qualidade dos cristais é melhor. A ametista também é um quartzo qual apresenta impurezas de Fe4+ o que garante a cor roxa.
Citrino - O seixo e o crital ao lado são oriundos da laje do Rio Jordão em Guarapuava, o cristal maior também é procedente do Rio Grande do Sul. A composição química é a mesma da ametista.
Quartzo Rosa. É uma massa cistalina, sua cor está atrelada a pequenas quantidades de titâneo.  Quartzo Verde, assim como o quartzo azul, també é uma massa cristalina com presença de pequenas quatias de alumínio. Estas amostras eu ganhei dé presente, mas no Brasil esses quartzos  ocorrem em maior em Minas Gerais e no Nordeste.

  Epídoto (Ca,Na,Fe)Al2O.Si3O11OH) Ilhota, SC.


      Sodalita  (Na4(SiAlO4)3Cl). 

     Opala: (SiO2.nH2O). Província de Minas - UY.


Pirita: (FeS2)

Calcita: (CaCO3) -Guarapuava-PR.

Turmalina negra: (X) (Y3)(Z6) T6O18(BO3)3V3W)

Laumontita:  (CaAl2Si4O12.4H2O) - Guarapuava -PR.
REFERÊNCIAS:
LEINZ, V.L & CAMPOS, J.E.S de. Guia para determinação de minerais. Ed. Universidade de São Paulo, 1968. p.1-140.

Um comentário:

  1. Eliza , relendo suas postagens mais antigas encontrei essa! Eu adoro pedras também!Os minerais.
    Meu pai era Arqueólogo , Historiador e amante dos minerais.Ele tinha um pequeno museu em casa com muitas pedras lindas.Hoje,muitas dessas pedras estão aqui em minha casa .

    ResponderExcluir