segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Colóquio de Geologia. Na Universidade Estadual do Centro Oeste, em Guarapuava-PR.

                       Uma semana envolvida com palestras e saída de campo...
                           Participação especial, Magrão (o mesossauro do Pedro).

Nesta semana que passou aconteceu a segunda etapa do Colóquio de Geologia, onde os alunos foram convidados por Pedro Hauck a fazer uma viagem no tempo geológico, nada mais nada menos que 4,56 bilhões de anos, a idade da Terra. Nesta viagem os alunos passearam pelas Eras Geológicas até chegar no Holoceno, digo “atualidade”, a paisagem atual, resultante dos inúmeros eventos geológicos que ocorreram no planeta

Pedro palestrando
   Neste contexto fiquei responsável por levar os alunos até a Era Mesozóica, quando explanei sobre a Formação Serra Geral da Bacia do Paraná, um imenso pacote de rochas vulcânicas resultante de um dos maiores eventos vulcânicos, se não o maior evento vulcânico já ocorrido no planeta Terra durante a Era Mesozóica, há mais ou menos 127 milhões de anos atrás. São as rochas vulcânicas ácidas e básicas da Formação Serra Geral que recobrem o município de Guarapuava –PR.
Eu falando sobre a Formação Serra Geral
Campo
Neblina pela manhã
Os alunos visualizando uma brecha de falha.
A brecha, associada ao sistema de falhas do Vale do Jordão
   Finalizamos a segunda etapa do Colóquio em campo, junto onde fizemos um perfil Geológico- Geomorfológico, mostrando as diferenças litológicas e de relevo. Em campo pude tirar duvidas sobre os minerais reconhecidos em campo pelos alunos e rochas, conteúdo abordado anteriormente por mim Wellington Barbosa e Gisele Pietrobelli.
Em meio a isso tudo, pizza com a turma do ‘’Geologuês’’, e uma escaladinha leve com o Pedro.

Descendo a escarpa
Prestando atenção?
 escaladinha...
Fim de tarde e cachoeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário