sexta-feira, 4 de março de 2011

Escalando na Cidade de Pedra da Chapada - Igatu



          Depois de fazer o Pati descansamos uma noite no Vale do Capão e viajamos para Igatu, uma cidade com cerca de 400 habitantes, construída na rocha. No auge do garimpo 10.000 pessoas chegaram a morar ali. É comum ver casas e ruinas construídas na rocha, por isso Igatu é conhecida como cidade de pedra, inclusive há boulders na sala de alguns moradores e vias de escalada na ‘’varanda’’.

Por se tratar de uma cidade de pedra, o calor é bem mais intenso que em outros lugares da Chapada, o sertão em Igatu é mais evidente, há enormes “jardins” de mandacarus. Um lugar quase que ermo, sem supermercado, sem balada, sem agito, sem trânsito e com muita escalada, se fosse frio eu mudava pra lá, juro!
E por falar em escaladas, há muito boulder e vias esportivas, chegando a ter vias com mais de 25 metros no setor Rosinha. A rocha predominante nas vias é o quartzito e em alguns locais os conglomerados coloridos. Chamo a atenção para o setor labirinto, 15 minutos a pé da cidade e inúmeras vias de escalada, um alerta, cuide-se pra não se perder!(risos). Será que me perdi?

Vamos às fotos de Igatu.

Uma cidade de pedra - Foto - Malu

 Mandacarus: Foto: Eliza Tratz
Escalada da boa - Foto - Malu
Malu escalando: Foto Eliza Tratz
Eu - Via Asteroide: Foto: Eliza Tratz
Malu
Eliza

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog Eliza!
    Ótimas imagens. Sem dúvida foi uma viagem memorável. Pena ter perdido suas fotos, sei o que é isso pois já aconteceu comigo em uma trip...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir